PARA OS JORNAIS DA CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL – SC

Hoje quinta-feira 4 de fevereiro de 2010 mandei para os jornais da cidade as seguintes linhas e fotos:
—————————————————————————————————————————

Desde que fui morar para a Barra do Rio Cerro, faz um ano, passo todos os dias pela empresa Arroz
Urbano e vejo todos os dias e a toda hora a eterna fumaça preta, cinza e branca que a fábrica joga no ar sem controle nenhum.

Fui falar sobre o assunto com o promotor de justiça o Dr. Alexandre, depois disso, segundo o que me
informaram na promotoria, foi convocada uma reunião em dezembro de 2009 com o representante da empresa
Arroz Urbano para ver com maior detalhe o problema da poluição do ar. Foi enviado um fiscal e
comprovada a denúncia de poluição do ar, coisa fácil de comprovar porque só não vê quem não quer. A
promotoria de justiça me informou que a empresa Arroz Urbano tem 90 dias para se adequar às normas do
código ambiental de Santa Catarina onde diz:
———————————
Subseção II – Dos Padrões de Emissão

Art. 180. É proibida a emissão de fumaça por parte de fontes estacionárias com densidade colorimétrica
superior ao padrão 1 da Escala de Ringelmann,
salvo por:
I – um único período de 15 (quinze) minutos por dia, para operação de aquecimento de fornalha; e
II – um período de 3 (três) minutos, consecutivos ou não, em cada uma hora.
———————————
Depois de tudo isso a empresa Arroz Urbano atualmente continua jogando fumaça preta e cinza,
continuando com a poluição do ar, desrespeitando até agora o que diz o código ambiental (acima).
Falei com dois moradores que me falaram que ficam irritados ver tanta fumaça preta jogada
exageradamente no ar, segundo o que me disseram, tem até problema de cinza nos telhados das casas,
imaginem o problema com os pulmões. O ruim é que ninguém cria coragem e denuncia tanta
irresponsabilidade com o planeta.
Hoje 4 de fevereiro de 2010 vi num jornal um anúncio hilário de uma página completa homenageando o
Arroz Urbano pelo seu aniversário, a homenagem diz assim:

“50 Anos Urbano, uma marca forte que se preocupa com o meio ambiente e contribui para um mundo melhor e
mais saúdável”

Só se fosse para a saúde dos bolsos dos donos porque para a saúde do planeta NÃO! Morri de rir ao ver
essa homenagem!
Peço a todos os jornais investigar com maior detalhe a minha denúncia com a finalidade de informar a
população com a verdade e transparência, deixando de lado os interesses porque só dessa forma se
consegue fazer a diferença!
Disponibilizo também algumas fotos para o adequado uso.
Eu fiz a minha parte e continuo fazendo, fico a disposição para qualquer outro tipo de ajuda.





O hilário do problema é que os funcionários da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) trabalham embaixo de toda essa fumaça.





4 Respostas to “PARA OS JORNAIS DA CIDADE DE JARAGUÁ DO SUL – SC”

  1. FranJung Says:

    Que bom que tem gente com iniciativa como você.
    Recebes todo o apoio neste projeto de ajuda a natureza.

    abraço

  2. Dani Says:

    Sem palavras,tio!!
    Só espero que a empresa também tome iniciativa e que os jornais publiquem a notícia/denúncia,para que a população veja que o arroz que ela compra vem de uma empresa que,produz mais fumaça preta,do que o próprio arroz.

    Agora eu estava aqui pensando,os donos dessa empresa devem estar sentados em seus escritorios,reclamando do calor que se tem feito,sendo que eles mesmo são responsaveis por isso.

    A fumaça,acaba com a atmosfera,sendo assim os raios do sol atingem com mais força o nosso planeta,podendo causar vários problemas aos seres humanos!!!

    Bem tio,tenho certeza de que você está fazendo a coisa certa!!!
    Continue com o seu projeto e pode ter certeza;

    TAMBÉM ESTOU NESSA!!!

  3. PILAR Says:

    Parabens por preocuparte por o meio ambiente bom que voce tome a iniciativa fico contente e recebe todo meu apoio
    neste projeto.
    Pilar.

  4. laizek Says:

    Humm essa é apenas uma das empresas prejudicando o meio ambiente. Mas aos poucos com a conscientizaçao isso podera ser alterado =)


Deixe um comentário